sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Num sábado pela manhã....

Mais pela necessidade, e menos por prazer, que uma boa parcela de mandados é cumprido nas manhãs de sábado. Imagine a dificuldade de encontrar em casa alguém que trabalhe o dia todo.

Certa vez, quando trabalhava na Execuções Fiscais, a oficial de justiça Mariza Fernandes foi até um bairro levar uma intimação.
— Não posso receber! Estou com pressa! — disse o intimado.

Até aí não há muito problema. Faz parte do cotidiano de um oficial de justiça ouvir incontáveis ‘nãos’. Mesmo assim, o mandado foi cumprido.

No entanto, três dias depois, logo ao amanhecer, a servidora foi acordada pelo disparar da campainha de casa. Em sua porta estava o rapaz apressado:
— Eu vim avisar que a minha dívida está paga e não devo mais nada.

Mariza sentiu a pele ficar branca, a temperatura do corpo sumir e o chão amolecer. Em dois segundos, um milhão de coisas passaram pela cabeça da servidora. “Como o sujeito conseguiu o endereço? Ele pode estar armado?”, refletiu desesperada.

Apavorada e indignada, com as mãos trêmulas e sem saliva perguntou:
— Como você conseguiu meu endereço?!
— Eu anotei a sua placa e liguei no Detran.

No momento em que ouviu a resposta, a oficial se sentiu ainda mais vulnerável. Sentiu medo de sofrer na pele por ter feito o seu trabalho. O rapaz deu o recado e foi embora. Mas Mariza, pela primeira vez, depois de 15 anos de profissão, sentiu medo por ser uma oficial de justiça.

3 comentários:

Unknown disse...

IFECON Instituto Federal De DEfesa do Consumidor existe varios tipos de situações o oficial se tem o dever de cumprir o mandado e não pode ter medo tem que ser claro e tranparente em suas tarefas até mesmo porque ele é um mensageiro que cumprer as determinações da justiça !!!

Navegadorah disse...

Sentir medo é natural numa profissão de risco. Um oficial de justiça falou para mim que é preciso administrar o risco diariamente. Tomar todas as precauções possíveis e agir, sempre, com muita calma, pois o citando vive um momento de crise e é preciso compreender isso e lidar com a situação minimizando o impacto do cumprimento do mandado. Por exemplo: perder um bem é ruim, mas pode-se destacar que a pessoa está se livrando daquela dívida e seu nome poderá voltar a ficar limpo no mercado. Ou: ser citado para um processo, como réu, é ruim, mas a partir daí o citando poderá se defender e resolver a situação. O oficial de justiça apenas comunica essa oportunidade de defesa e creio que deve fazê-lo com calma, clareza, firmeza e compreensão. Não confundir firmeza com tom agressivo.

o disse...

Dizem que o ofcial de justiça ganha sem trabalhar. Vai um dia no forum por semana. É verdade isso?